Carta aos Acionistas

Igarassu, 13 de agosto de 2019

Prezado(a) acionista,

Consideramos muito importante partilhar com você notícias e decisões da Assembleia ocorrida em 03 de agosto de 2019.

Estiveram presentes cerca de 80 pessoas (entre acionistas e ouvintes). Iniciamos com um quorum de 53% das ações ordinárias, acima da exigência legal, graças ao comprometimento de alguns acionistas que, na impossibilidade da presença física, optaram por constituir um procurador(a). Este movimento foi expresso por meio das 168 procurações que chegaram e que foram registradas quando do credenciamento.

Entre os presentes estavam representantes de nove estados: BA, AL, PE, PB, RN e CE, além do Conselheiro Ademir de Belo Horizonte- MG e do diretor-presidente, Rogério Cunha de Manaus - AM. A presença do Wilson Guimarães- advogado de Ribeirão Preto (SP) que representou a ANPECOM (Associação Nacional por uma Economia de Comunhão) e procurador de outros dois acionistas nos deu a segurança jurídica e a serenidade de que a dinâmica da Assembleia estava pautada nos parâmetros legais.

A preparação da Assembleia, nos últimos três meses, foi muito intensa com a realização de vários mutirões, em um deles contamos com nove voluntários da PB, AL e PE, durante todo um final de semana.

RESUMO DAS DECISÕES TOMADAS:

  1. Dissolução da Sociedade Anônima - Foi decidido pela dissolução da Sociedade Anônima, com a indicação da figura do liquidante – Raul Pereira Neto (Recife-PE). Decidindo-se de que o modelo de sociedade anônima de capital fechado é totalmente inadequado e muito oneroso, no atual cenário.

Destacamos, ainda, que a Assembleia destituiu o atual conselho de administração e seus diretores e, doravante, o liquidante no espírito de Unidade e Comunhão com o Conselho Fiscal estarão à frente do processo de liquidação.

  •  Doação das ações & economia – Convite a todos os acionistas a doarem suas ações para a ANPECOM, diante da meta de se reduzir o número para 19 acionistas, conquista que simplificará todo o processo de liquidação, mesmo do ponto de vista econômico. Acrescenta-se que, daqui a doze meses, deverá acontecer uma última Assembleia para fechar o processo de liquidação e, se na ocasião, contarmos somente com 19 acionistas, a economia poderá representar cerca de R$ 43.000,00, referente à publicação de balanços e convocação para a Assembleia por meio do diário oficial e jornal de grande circulação;
  • Venda do imóvel & retorno do investimento - O imóvel de 8,1 hectares será vendido para atender os compromissos com os novos apoiadores que emprestarem dinheiro (poupança com propósito) e para retorno do investimento que será honrado para com os acionistas que não tiverem optado pela doação das ações. A deliberação conjunta do destino final dos fundos que permanecerão em caixa, acontecerá quando da realização da última Assembleia em 2020.
  • Poupança com propósito (Contrato de Empréstimo) - Para apoiar financeiramente a operação dos próximos meses, quando estará em curso o processo de liquidação, será estruturado e lançado um sistema de empréstimo (com contrato de mútuo) em que pessoas, sensibilizadas em contribuir para a fluidez do processo, possam aportar recursos e, quando o imóvel for vendido, receberão o dinheiro com uma correção considerando o índice de poupança. Sendo nos apoiadores guiados pelo desejo e prática da comunhão, poderão garantir que todo o processo de liquidação ocorra com êxito, assim como tem sido desde a implantação e sem pesar sobre qualquer estrutura do Movimento dos Focolares, além de mantido o espírito da economia de comunhão no nordeste desejo esse de Chiara, e, que pretendemos mantê-lo vivo.

Todos nós, pessoalmente, somos convidados a nos juntar com o Polo Ginetta. Não limitando-nos apenas aos acionistas que vinham depositando regularmente. É preciso expandir essa iniciativa, com certa urgência, para muitos e contamos com você, em primeira pessoa - "Somos pobres, mas somos muitos!"

Algumas impressões para ilustrar a experiência feita. São as vozes dos acionistas, conselheiros, diretores, voluntários da causa da EdC:

Foi um momento histórico: restou bem compreendida a proposta da ANPECOM e decidida a dissolução da empresa, com a nomeação do liquidante. Todos se convenceram de que o modelo de S. A. de capital fechado é totalmente impróprio muito oneroso. A ideia é que os acionistas, que quiserem, transfiram suas ações à Anpecom e que o imóvel seja vendido pra posterior deliberação do destino dos recursos.
As negociações precedentes foram marcadas por dificuldades que, a um certo momento, pareciam insuperáveis. Mas o empenho sustentado pelo ideal de construir uma nova EdC, que só pode ser realizada por homens novos, foi triunfante.
Pessoalmente foi para mim uma experiência concreta de unidade e comunhão.

Wilson (Diretor Jurídico da Anpecom – SP)

Registro minha alegria por ter participado desse evento. Um aperto de mão e um olhar nos olhos eram suficientes para dizer que estávamos unidos e que se tratava de um projeto de Deus.
Lembrei muito de uma frase de João Paulo II: “Quando o Céu decreta um plano seu, nada e ninguém podem se opor, acontece". No máximo se não aderirmos ao plano de Deus, a gente pode dá um atraso, ou perdemos o bonde da história mas, acontece. A história do Polo EdC do Nordeste seguiu seu rumo, enfrentou vários desafios, mas ficou claro, de uma forma tranquila, que alguns passos haviam sido dados, e que novos passos nos são pedidos, mantendo sempre a transparência. O trabalho de equipe foi excepcional. Tranquilidade e paz foram à tônica desse nosso encontro. Fiquei muito feliz. Vamos manter o contato com nossos acionistas contando todo este processo.

Jailson (Diretor – PE)

Com certeza sentimos a presença de Deus, de Chiara e Ginetta guiando todos nós.
O espírito de comunhão estava muito vivo entre todos.
Obrigada por todo aprendizado que tive trabalhando com cada um de vocês.

Dayanne (Voluntária do Polo Ginetta – PE)

Foi uma manhã muito frutuosa. Queremos agradecer o trabalho realizado com tanto Amor, doação, criatividade e competência...
Com certeza os frutos virão. O projeto de Deus continua e vamos confiar na sua mão amorosa.

Eloi (Acionista – PE)

Valeu o espírito de não desistir nunca e acreditar sempre!
Obrigado por tudo! Minha gratidão!

Ademir (Conselho de Administração – MG)

A Assembleia do Polo Ginetta foi fluida, forte e transparente... serena, tudo aprovado por unanimidade.<
A equipe de “voluntários“ foi extraordinária. Tudo feito com profissionalismo e criatividade. Um “pacote” sobe ao céu com um laço de fita lindo e com total desapego e dignidade. Quem sabe o que florescerá?

Dima (Diretora – PE)

Aos acionistas que desejarem, livremente, realizar a doação de suas ações para a Anpecom, segue em anexo o Termo de Doação, onde será necessário conferir seus dados, assinar juntamente com duas testemunhas e nos enviar/entregar, como resposta a esta correspondência. E ainda, aqueles que desejam nos ajudar e apoiar nesta fase segue o Contrato de Mútuo/Empréstimo (Poupança com Propósito), para que assim possamos passar por este processo liquidação com êxito.

Informamos ainda, que todos os depósitos devem ser efetuados no Banco do Brasil, possuindo conta neste Banco pode-se cadastrar a Mesada que é uma parcela programada, onde irá debitar todo mês para se ter uma maior comodidade podendo ser feita no caixa eletrônico, no aplicativo ou internet banking, não possuindo conta neste Banco, favor dar preferência a transação no balcão do caixa e dizer que quer fazer um depósito simples com identificação, segue os dados conta:

  • Polo Empresarial EDC do Nordeste S.A.
  • CNPJ: 05.251.792/0001-90
  • Banco do Brasil
  • Agência: 1361-7
  • Conta-Corrente: 10182-6

Uma profunda gratidão a cada um de vocês com o pedido de continuidade do comprometimento responsável que deram nestes últimos anos.

Rogério Cunha - Diretor Presidente

Maria Clézia Pinto Santana - Diretora Articulação Sócio Político Institucional

Raul Pereira Neto - Liquidante

One Reply to “Carta aos Acionistas”

  1. Pingback: RESULTADO DA ASSEMBLÉIA 2019 – Polo Empresarial Ginetta

Os comentários estão fechados.