ECONOMIA DE COMUNHÃO


Origem da EdC

Fundada por Chiara Lubich em maio de 1991 em São Paulo, no Brasil, a Economia de Comunhão (EdC) é uma realidade do Movimento dos Focolares que envolve empresários, empresas, associações, instituições econômicas, além de trabalhadores, gestores, consumidores, poupadores, pesquisadores, operadores econômicos, cidadãos, famílias, etc. Seu principal objetivo é desenvolver uma rede de pessoas e empresas dispostas a rever o próprio comportamento no que se refere às relações econômicas e ao consumismo.

Estando o termo comunhão ligado ao conceito de “participação em comum” e a ideias como doação, gratuidade e reciprocidade, a EdC pretende contribuir para a erradicação da exclusão social, indo além das relações institucionais e construindo relacionamentos interpessoais baseados na caridade, no humanismo, no diálogo e no bem comum. Estas perspectivas incidem tanto nas relações quanto na estrutura da própria empresa (planos de negócios, aplicação dos recursos, negociações, procedimentos, qualidade dos produtos e do serviço, destino dos lucros, etc).

Em sua estrutura a EdC compreende:

• Pessoas empenhadas em viver os valores e a cultura da comunhão, seja individualmente, seja nas organizações nas quais trabalha;

• Pessoas que acreditam no desenvolvimento a partir da fraternidade, reunindo em suas instituições indivíduos de qualquer religião, raça, país, convicção política ou classe social.

• Pessoas e instituições dispostas a se tornar multiplicadores, animadores e promotores da Economia de Comunhão, seus princípios e valores.

• Empresas comprometidas a gerar novas riquezas e a criar novos postos de trabalho/gerar emprego, com criatividade e inovação;

• Empresas que partilhem os lucros segundo os seguintes critérios: projetos da EdC de difusão da cultura de comunhão, projetos de erradicação da pobreza e investimentos na própria empresa.

• Empresários que entendam e vivam a própria empresa como vocação e serviço ao bem comum e aos excluídos de qualquer latitude e contexto social;

Reunindo teoria e prática através de diversas iniciativas no Brasil e no mundo, além de empresas como o Polo Empresarial Ginetta, participam da EdC empresários e gestores, trabalhadores, pesquisadores, operadores econômicos, consumidores e cidadãos comprometidos com a promoção de uma cultura econômica voltada para conceitos inovadores como comunhão, gratuidade e reciprocidade.

As empresas que aderem à Economia de Comunhão vão além dos indicadores convencionais do mercado, (competência, qualidade, lucratividade, competitividade, dentre outros) priorizando também os relacionamentos como fundamental para o desenvolvimento do próprio empresário, do empreendimento e de cada pessoa em contato com a empresa.

Para onde vai o lucro?

As empresas da Economia de Comunhão redistribuem os seus lucros, dividindo-os em três partes com as seguintes finalidades:
• desenvolver a empresa, criando postos de trabalho justos e socialmente responsáveis, orientando toda a vivência dentro e fora da empresa para o bem comum e gerando novas riquezas materiais e imateriais;
• difundir a “cultura do dar” e da reciprocidade, pré-condição para o desenvolvimento integral de uma economia e uma sociedade fraterna e solidária;
• apoiar o fundo mundial que desenvolve projetos sociais com base na reciprocidade, na subsidiariedade e na comunhão, desenvolvendo pessoas e comunidades que se encontram em situação de pobreza.
Saiba mais sobre a EdC em www.edc-online.org/br


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Comissões EdC

A Economia de Comunhão (EdC) se estrutura em rede , sendo uma realidade com amplitude mundial coordenada por uma Comissão Central e por Comissões Locais interligadas nacional e internacionalmente.

O Polo Ginetta participa da Comissão Regional da EdC no Nordeste, composta também por pessoas que representam as realidades empresarial, acadêmica, civil e social da Economia de Comunhão.

Além de acompanhar cada empresa que adere ao Projeto, a Comissão Local divulga e promove a EdC através de cursos, eventos e ações realizadas em parceria com instituições e empresas (para o desenvolvimento humano e espiritual de seus funcionários e parceiros), além da sistematização de experiências locais e promoção do intercâmbio regional, nacional e internacional de experiências junto às outras comissões. Tendo como missão contribuir para a fraternidade universal, a Comissão acompanha o desenvolvimento individual dos empresários e gestores que aderem ao Projeto em cada fase das instituições pelas quais são responsáveis.

Interessados em conhecer ou aderir ao projeto, entre em contato através do email: edc@pologinetta.com.br


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Polos EdC

Chiara Lubich, ao lançar a Economia de Comunhão (EdC), propôs que existissem polos produtivos capazes de dar visibilidade à EdC, reunindo pessoas e empresas em seu coletivo dispostas a construir uma comunidade que dê visibilidade ao projeto, suas características, seus princípios e valores.

Assim como o Polo Empresarial Ginetta , outros Polos produtivos foram se desenvolvendo no mundo. São eles:

• Polo Spartaco (Cotia/São Paulo/Brasil)
• Polo Lionello (Loppiano/Florença/Itália)
• Polo Solidariedad (O’Higgins/Buenos Aires/Argentina)
• Polo Mariapoli Faro (Krizevci/Croácia)
• Polo GiosiGuella (Portugal/Abrigada)

Além desses, estão em fase de estudo os polos empresariais:
• Polo FrancoisNeveux (Bendevides/Pará/Brasil)
• Pólo Filipinas (Filipinas)
• Pólo Ottmaring (Alemanha)


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ANPECOM

Sendo o Polo Empresarial Ginetta uma empresa da EdC, ela conta com a parceria da ANPECOM – Associação Nacional por uma Economia de Comunhão, que desde 2005 reúne e articula os agentes da EdC no país, representando-a junto à Sociedade Civil segundo os princípios da fraternidade, gratuidade e reciprocidade.

Com projetos para o desenvolvimento da EdC e de suas empresas, além de apoio a trabalhos acadêmicos e realização de eventos, a ANPECOM conta com associados em todo o território nacional.

Para maiores informações, acesse: www.anpecom.com.br


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Centro de Estudos Filadelfia

A Economia de Comunhão conta ainda com uma estrutura nacional que cuida da sistematização de teoria e práticas do projeto: Centro Filadelfia. Responsável por documentar estudos, pesquisas e publicações referentes à Economia de Comunhão. O Centro Filadelfia tem sede em São Paulo, na Mariápolis Ginetta, centro de formação do Movimento dos Focolares.

Contato: centrofiladelfiaedc@gmail.com.br

Rua Rosário Gaspar, 118 – Mariápolis Ginetta
Vargem Grande Paulista
06730-000 – SP Brasil
Tel: +55 11 4159.2017
skype: centrofiladelfia