PROFOR – Programa de Fortalecimento de Negócios Inclusivos de Comunhão é selecionado para participar de Programa de Incubação e Aceleração de Impacto

O PROFOR – Programa de Fortalecimento de Negócios Inclusivos de Comunhão, desenvolvido pela Anpecom, foi selecionado para participar do Programa de Incubação e Aceleração de Impacto – edição 2016/2017, promovido pelo Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).
O Programa de Incubação e Aceleração de Impacto tem como objetivo mobilizar incubadoras e aceleradoras de negócios de todo o Brasil para a atração, seleção e acompanhamento de negócios de impacto. Ele parte da premissa de que as incubadoras e aceleradoras têm enorme potencial de influenciar a agenda empreendedora do Brasil, disseminando o conceito de negócios de impacto em escala nacional e contribuindo para se ter mais soluções para a resolução de problemas sociais.
“Para nós que compomos a equipe do PROFOR, é um encorajamento a continuarmos em frente pela estrada na qual optamos seguir, ou seja, contribuir para minimizar a pobreza no mundo. Essa seleção também é um sinal do valor que o PROFOR tem. Um programa que nós estamos ainda experimentando, encontramo-nos na fase piloto. Essa escolha requer de nós mais empenho, dedicação e responsabilidades com as pessoas que estão em vulnerabilidade social”, destacou Dima Pinto, gestora de projetos da Anpecom.

Etapas do programa

A primeira etapa consiste na capacitação dos participantes na temática de negócios de impacto e deve ocorrer entre dezembro de 2016 e maio de 2017. Essa etapa terá um componente presencial e um componente online e contará com entregas periódicas dos participantes. A etapa de capacitação será concluída com a elaboração de um Plano de Ação para a inclusão de negócios de impacto na estratégia e no portfólio da Aceleradora e Incubadora.
Dentre os Planos de Ação apresentados, os realizadores selecionarão até dez de todas as regiões do Brasil para participarem de uma final. Os finalistas terão a oportunidade de apresentar seus Planos de Ação para uma banca avaliadora independente, composta por diversos atores que atuam com Finanças Sociais e Negócios de Impacto, além de representantes dos financiadores do Programa.
A banca selecionará até cinco vencedores, sendo um de cada região do Brasil, que receberão um prêmio em dinheiro no valor de R$ 25.000 (vinte e cinco mil reais) para apoiar a implementação do Plano de Ação, além de apoio aos negócios de impacto apoiados por eles, na forma de mentoria de associados do ICE, e vouchers de serviços do Sebrae, dependendo do perfil dos negócios de impacto apoiados.

*Fonte: Site da Anpecom